- Dra Celia Siqueira
- 11 de set. de 2023
- 1 min de leitura
Diante de uma população mundial tão enfraquecida física e emocionalmente, surge uma nova má noticia: a Varíola dos Macacos se espalha pelo mundo e a tendencia é que infecte pessoas que nada tem a ver com o perfil inicial.

Em geral a população atingida é de homens, que mantem relações sexuais com outros homens ou com bissexuais. Mais de 40 % informou ser soropositivos.
Sintomas:
Irritação na pele
Feridas na região anal (73% da população estudada) e 41 % apresentaram irritações na mucosa buca.
Febre
Linfonodos inchados (inguas)
Letargia
Dores musculares
Dores de cabeça
É importante que se mantenham informados e não estigmatizem a questão, visto que o fantasma da Aids, nos anos 80, causou milhares de mortes antes que o coquetel de medicamentos estivesse pronto e ainda não há cura para o HIV.
Além de tratar-se de algo inadmissível, a desqualificação de pessoas que estejam infectadas representa um risco a TODOS. O virus causados dessa Varíola é transmitido por saliva, objetos e roupas contaminadas, bem como através das relações sexuais, pelo contato entre os corpos através de fluidos.
Alguns países já iniciaram a vacinação, mas é importante manter-se alerta e diante quaisquer sintomas, procurem o serviço de saude de sua região.
Comments